Página 1 de 1

Uso. Criação de cinturões verdes de agricultura familiar

MensagemEnviado: Sáb Mar 14, 2015 11:36 am
por pablovf
A ideia de áreas voltadas para a agricultura é fundamental para garantir o abastecimento de um item básico da população urbana: a alimentação. Com cinturões verdes de produção agrícola diversificada e familiar, a tendência do custo de deslocamento dos produtos é cair, garantindo uma alimentação mais barata para a cidade e diminuindo seu custo de vida.

Re: Uso. Criação de cinturões verdes de agricultura familia

MensagemEnviado: Dom Mar 22, 2015 12:36 pm
por cvhauenschild
Acho que a topografia de Salvador teoricamente ajudaria num plano deste por que o natural seria preservar os recursos hídricos no fundo dos vales e em volta destes preservar a vegetação ciliar e uma horticultura urbana.
Mas lamentavelmente esta politica não esta sendo perseguida, a preservação ambiental dos fundos de vale por que todos viram leitos obstruídos e brejos para depois serem "saneados", "canalizados ou tamponados para esconder o canal de esgoto e no final se transforma em vias publicas.
Mas tem ainda vales destes que podiam ser preservados para tal fim e numa estrategia de saneamento dos cursos d´água, (com interceptores de esgoto em ambos os lados) podiam ser recuperados. Inclusive colocado estacoes de tratamento nos interceptores que tornam o esgoto em "águas cinzas" com filtros biológicos lineares (que já como tal servir a floricultura e hortos florestais) que pode ser distribuído para usos que não demandam água potável (caixa de descarga, lavagem de patio, irrigação de jardins públicos, etc.).
Então assim o esgoto gerado diariamente (hoje jogado e bombeado com muito custo no mar) vira valor econômico, social e ambiental = SUSTENTABILIDADE.